sexta-feira, 3 de junho de 2011

TENDÊNCIAS ATUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: USO DE TECNOLOGIAS

    Nos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia e dos computadores pessoais, a informática vem ocupando em espaço cada vez maior em nossa sociedade, sobretudo no cotidiano dos cidadãos. Grandes transformações estão ocorrendo na produção industrial, nas relações de trabalho, na forma de viver do homem e nos estilos de conhecimento, em razão do desenvolvimento das máquinas informatizadas. Vivemos numa sociedade em que prevalecem a informação, a velocidade, o movimento, a imagem, o tempo e o espaço com uma nova conceituação.



De acordo com Ponte (1995), o uso do computador no ensino da matemática contribui para:
·        Uma revitalização da importância das competências de cálculo e de simples manipulação simbólica, que podem ser realizadas de forma mais simples e eficiente.
·        Um reforço do papel da linguagem gráfica e de forma de apresentação, permitindo novas estratégias.
    

     Atualmente além de recorrer à resolução de problemas, aos jogos e à história da matemática, é aconselhável que o professor enriqueça o processo de ensino e aprendizagem também por meio de recursos como a calculadora e, se possível, o computador.
      A calculadora, hoje em dia, é um recurso acessível à escola e à maioria dos alunos. Na sala de aula, ela pode ser utilizada, tanto para controle e correção de cálculos realizados, como pra análise de situações relacionadas às operações e, consequentemente, de suas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário